A Importância dos Gestos das Entidades e dos Elementos Utilizados na Umbanda
Por: Ryath (Inspirado e intuído espiritualmente pelos mentores)

Cada  entidade que incorpora na Umbanda, ela faz gestos simbólicos, palavras, danças  e cultos, e esses gestos são importantes, pois movem energias espirituais que  ajudam de alguma forma, espíritos, seres espirituais, consulentes, médiuns e  cambonos.
                Cada gesto  feito por uma entidade não é a toa, move energias que ajudam, auxiliam. 

O Trabalho  na Umbanda, não é só orientação, mas de ajuda energética e espiritual também,  nada que uma entidade faz é à toa, mas pode ser desde uma ajuda pequena, a uma  ajuda grande, e por isso é importante.
                Ao  segurarmos as entidades em seus gestos, atrapalhamos o trabalho espiritual, mas  deixarmos fluir a mediunidade e fazermos a entidade espiritual se manifestar,  aí sim estaremos contribuindo com a ajuda aos nossos irmãos, os filhos e filhas  de Deus. 
                Lembrando  também que não é só os gestos que movem energias, mas os elementos utilizados  são importantíssimos para que a entidades consigam enviar energias espirituais  aos necessitados, e que sem isso não conseguirá dar toda a ajuda necessária.
                As energias  das entidades e divinas que utilizam são muito sutis, não conseguem atingir o  Plano Material que é muito denso, então os elementos deificam essas energias  tão benéficas e conseguem beneficiar os seres do mundo físico. 
                É importante  nos libertarmos de preconceitos referente aos gestos e ao uso de elementos,  pois quanto mais elevada é a entidade e a energia, mais elas precisam do uso  desses elementos, pois mais sutil ela é e sua energia. 
                Muitas vezes  os gestos das entidades são o que se chama de Mudras no Espiritualismo  Oriental, e os gestos das entidades são também como Ásanas da Yoga, que são as  posturas, que trazem energias e transformações. 
                Os elementos  utilizados são o fumo, e é importante entendermos que as entidades não são fumantes,  e deixam a fumaça na boca do médium, não tragam para dentro, para seus pulmões.
                Outros  exemplos de elementos são as velas, ervas, flores, frutas, grãos, doces e  demais alimentos, incensos, defumações, metais, pedras, imagens e todo tipo de  material para uso espiritual.
                É  interessante notarmos que todas as religiões fazem usos de elementos, como o  Catolicismo que utiliza velas, flores, a hóstia, os incensos, as imagens, os  vitrais, o vinho, que é uma bebida alcoólica e também é usada na Umbanda. 
                O Budismo  que utiliza imagens, velas, incensos, as vezes pedras, mandalas e etc. 
                O Hinduísmo  que utiliza frutas, flores, incensos, mandalas, imagens e etc. 
                Todas as  religiões usam elementos, e até mesmo as que dizem que não usam, como o  Espiritismo que usa pedras para dar passes as vezes, nas cirurgias espirituais  usa tesouras, esparadrapos, metais e etc.
                Então  podemos notar que o Plano Espiritual necessita do uso de elementos. 
Você também pode se interessar por:
O que não é e o que é o Nirvana
Lidando com o Ego para Achar seu Eu Verdadeiro
Ensinamentos em Vídeos
Nosso Grupo do Face